sexta-feira, agosto 21, 2009

 

Lendas Urbanas da Ecologia!!!!!!!!!!

.
Desde sempre ouvimos falar que a floresta amazônica era o “pulmão do mundo”, que a mesma produzia muito oxigênio e retirava gás carbônico do ar, e isso purificava o ar do mundo todo.
Temos assistido pessoas, escolas, e até mesmo empresas usarem papel reciclado, pois isso contribui para a conservação das florestas, e a publicidade do papel reciclado em resumo diz que usar papel reciclado mantém as árvores em pé.

Vamos ficar com essas duas “lendas urbanas”, e ver o que de verdade elas contém. Se fossemos do Programa “Caçadores de mitos” seria fácil, mas, vamos mesmo assim:

É uma grande bobagem dizer que a floresta amazônica produz oxigênio ou que retira gás carbônico da atmosfera. É fato que como os seres vivos no planeta tem seu corpo praticamente constituído de carbono, todo ser vivo precisa de algum modo adquirir esse carbono em seu processo de crescimento. É verdade também que os vegetais em seu processo respiratório captam esse carbono do ar para construir a si próprios e como conseqüência o composto de Oxigênio e Carbono que aspiram é quebrado e o oxigênio é liberado. O que falta aos senhores doutores em ecologia, é apenas lembrar que isso se dá quando o vegetal está em crescimento, pois nessa fase ele necessita de muito carbono, pois é como ele cresce. Como a floresta amazônica é uma floresta adulta com muitos séculos de vida, a produção de oxigênio e a absorção de carbono é praticamente nula.
É fato que essa floresta como todas as demais, interferem no clima do planeta, e são muito importantes por esse fato. A destruição delas levaria a mudanças climáticas imprevisíveis.

Quanto a “limpar” a atmosfera, as plantações de cana, soja e todo o resto, trabalham muito nesse sentido que toda a floresta amazônica. E mesmo assim não “limpam mais a atmosfera do que as algas marinhas, principalmente o minúsculo plâncton, que é o inicio da cadeia alimentar da vida marinha. Esse minúsculo vegetal forma ajuntamentos tão imensos que podem ser vistos de fora da atmosfera, e para construir o próprio corpo absorvem toneladas e toneladas de carbono e liberam imensas quantidades de oxigênio.

O papel reciclado, é outra falácia, pois não conhecemos nenhuma industria de papel que não mantenha suas áreas de produção de árvores, em sua maioria eucaliptos e usam o eucalipto pela velocidade do crescimento deste, e essas são as árvores que são derrubadas para fabricar papel, e desse modo até contribuem para a “limpeza” do ar, pelo mesmo efeito acima citado.

Temos nossas dúvidas se a industria de reciclagem de papel não é até mesmo mais poluidora que a que produz normalmente, pois a recicladora tem mais estágios onde produtos químicos pesados são usados, principalmente na limpeza do papel que recebe, e quem garante o que acontece com os restos dessas industrias????? O que vai junto com a água que sobra nos processos de produção???? Se ambas atuam da mesma forma, a que usar mais produtos químicos poluirá mais com seu lixo industrial e efluentes.

Não pensem que tiramos isso que estamos postando de nossas cabeças, até porque nossas cabeças são lá “uma Brastemp”, fizemos muitas pesquisas para montar esse resumo. E principalmente, por nos terem enganado por muito tempo, e principalmente por estarem tentando continuar a fazer isso, e no caso do papel reciclado estarem nos cobrando mais caro por um engodo. Talvez seja apenas por ignorancia, mas os terroristas da ecologia propagam essas lendas por aí como a mais cristalina verdade, dá até pena de ver como são ignorantes. principalmente artistas que se metem a ecologistas e sabem ZERO sobre o assunto.

Se alguém não entender o que escrevemos é por que nossa capacidade de explicar é “rasteirinha”, mas poderemos voltar ao tema.


Tico



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?