segunda-feira, agosto 31, 2009

 

E não é que a ex-Ministra quer ser presidente?????

.
Essa é mais uma das pessoas fora de sintonia com os tempos em que vivemos. Não se pode hoje pensar em transformar toda a natureza em santuário intocável. Nesses tempos, a palavra é desenvolvimento sustentável. Exploração controlada das florestas e coisas assim.

Parece que estamos contra a preservação das florestas, puro engano, quem conhece floresta, principalmente as florestas como a amazônica, sabe que sob a sombra de cada uma das gigantescas árvores existem inúmeras sementes em estado de latência apenas esperando que um raio de sol a atinja pra que se inicie o processo de germinação, e logo a árvore retirada é substituída naturalmente. Quem já visitou a floresta já viu isso acontecendo quando passa perto de uma árvore já combalida pelo tempo e que caiu derrubada pelo vento. No espaço aberto pela mesma, pululam pequenas plantas e uma ou no máximo duas irão substituir a que “morreu” de velhice.

Nossa ex-Ministra é daquelas puristas que deseja ver as árvores morrerem de velhice, por ter medo de não poder controlar a exploração racional da floresta. O inimigo da floresta é aquele que invade e derruba tudo para criar gado, pois, é sabido que nossa pecuária está anos –luz atrasada em relação às técnicas de criação em espaços reduzidos. Em outros paises se cria gado em 10 vezes menos espaço do que aqui. E o que falta???? Falta que se introduzam essas técnicas e no espaço já utilizado pela pecuária hoje se poderia produzir até 10 vezes mais gado que se produz hoje.

O perigo de se colocar um ecologista xiita como Marina no governo é que não se sabe a que prejuízos essa gente seria capaz de impor ao País em troca da manutenção de uma árvore. Se não nos enganamos, para pessoas como ela, uma arvora vale mais do que vidas humanas. E já que estamos falando em Amazônia, é sabido que a proibição da caça ao jacaré que já perdura por longos anos, está cada dia ameaçando as populações ribeirinhas, tendo sido enumerados vários casos de ataques de jacaré á pessoas, muitos deles com óbito do ser humano, mas os tresloucados ecologistas insistem em lutar para aumentar mais e mais a população de jacarés. Para eles, um jacaré vale muito mais que um ser humano.
Sabendo que hoje a espécie se encontra fora da lista de espécies em extinção, que se promova uma temporada de caça como acontece em quase todos os paises modernos, sendo esse período de duração adequada e ajustada ano a ano para preservar a espécie, mas que a controlasse em número que não ameaçasse as populações que são obrigadas a conviver com os jacarés. De um gabinete em Brasília é fácil deixar a quantidade de jacarés aumentar exponencialmente. Mas quem tem que viver na margem dos rios e diariamente estar sujeito a perder suas criações ou mesmo a vida própria ou de seus familiares para saciar a fome dos jacarés é coisa bem diferente.

Pelo que sabemos da ex-ministra, ela é contra qualquer coisa que esteja perto de se desenvolver uma exploração das riquezas da floresta, parece até que para ela é melhor deixar como está, e vermos nossas espécies vegetais serem levadas por outros paises e estudadas e desenvolvidas por lá, e no futuro termos que pagar por medicamentos feitos a partir da flora das florestas brasileiras e patenteados e produzidos fora do Brasil.

Voltaremos ao assunto.

Tico



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?