quinta-feira, agosto 23, 2007

 

O mito do SUS!!!!!

.
Reportagem de domingo ultimo do Fanático Ex-Show da Vida, expões todas as mazelas do SUS (Sistema Único de Saúde), e com não podia deixar de ser, acirra a crença popular de que o SUS seja de responsabilidade única do Governo Federal. Aqui cabe uma explicação do que realmente seja esse famigerado SUS, que se não é capaz de atender a contento a população, é por que não é executado como deveria.

Para falarmos sobre o assunto, consultamos várias pessoas que entendem do assunto, e por serem pessoas vinculadas a governos estaduais e municipais, preferiram que seus nomes não fossem citados, o que é mais do que compreensível nesse”mundo cão” que tomou conta de nossa política.

Como sempre, tentaremos deixar as coisas de um modo bem simples, ou como dizem aqueles que não gostam de nós bem “simplório”. Como o próprio nome do Programa diz, Na impossibilidade de os diferentes níveis de governo (Federal, Estadual, e Municipal) cada um com seus recurso destinados à Saúde, tocarem esse complicado e caríssimo dever do estado em seus 3 níveis, foi criado o SUS, que engloba verbas e ações integradas que deveriam gerir e custear todo o atendimento à população que busca esse serviço.

Muito ao contrário da reportagem do programa global, o SUS NÃO é de responsabilidade exclusiva do Governo Federal (leia-se Lula). O sistema foi concebido para funcionar do seguinte modo: O Ministério da Saúde repassa aos Estados e Municípios verbas constitucionalmente destinadas à Saúde, a essa verba, o Estado e cada Município, deveria adicionar sua parte (constitucional) para custear o funcionamento do SUS. Segundo o que nos foi relatado, isso não acontece, ou acontece parcialmente, e dependendo da filiação partidária dos governadores e dos prefeitos, do que deveria ser uma soma de verbas destinadas a saúde, isso envereda por tortuosos caminhos e as verbas não são repassadas como deveriam ou cada um tenta desenvolver um sistema próprio para não ter que dar mérito a adversários políticos partidários. E então, o caos se estabelece.

Se todos agissem como estabelecido na norma para funcionamento do SUS, teríamos verbas federais, estaduais e municipais somadas, financiando o atendimento à população, e as coisas poderiam estar substancialmente melhores do que estão. E quem é que conhecendo nossos políticos, pode sequer supor que isso vai funcionar????? Onde haveriam os espaços para o famoso “dá cá o meu”???? Como se compraria medicamentos com a validade quase expirando, para depois jogar fora???? Como se contrataria serviços de manutenção superfaturados e que não funcionam???? Como existiria pessoal fantasma “trabalhando” em hospitais que fossem controlados pelos 3 níveis de poder com um mínimo de seriedade?????

Para exemplificar, uma pessoa nos informou que está cansada de receber material, e na Nota Fiscal do fornecedor, constar por exemplo 200 pacotes de Gaze, e no material entregue existir apenas 50, mas alguém de um cargo superior, “conferiu” e assinou como se tivessem sido entregues os 200 pacotes. Sem mencionar os preços que dão para se comprar o mesmo produto em qualquer famácia mais barato do que consta da Nota Fiscal. E ninguém venha querer contestar, pois todos sabemos que é assim que funciona, e isso já é o que sobra para os camundongos, pois a parte das Ratazanas e principalmente a parte do leão, já ficou nos níveis superiores de cada estado e município.

Então, como é que apenas se responsabiliza o Governo Federal pela precariedade dos resultados do SUS???? Se pelo menos 2 dos parceiros solapam as verbas recebidas e o que é pior, não adicionam a parte que constitucionalmente deveriam adicionar???? Além de historicamente saquearem o que recebem do governo federal via Ministério da Saúde.

E o que faz a grande mídia, fecha os olhos para essa parte, ou seja, não olha se o Estado e o município estão colocando a verba que deveriam colocar para que o sistema funcionasse, e “batem” no Governo Federal como se este fosse o único responsável pelo funcionamento do SUS. Tanto isso é verdade, que os hospitais do SUS, quase em sua totalidade são Estaduais ou Municipais, e as reportagens exibidas, fazem de conta que é tudo FEDERAL, por que isso acontece????? Se alguém ainda não desconfiou, é coisa simples, querem indispor o Presidente com a população, e para isso, eximem de responsabilidade a parte que malbarata os recursos, e em uma análise final, é a verdadeira responsável pela situação precária de atendimento à população.

Se falamos besteira, o que para nós é fato corriqueiro, nos desculpem, mas foram essas as informações que recebemos de gente de bem, que está dentro do sistema e que sabe como a banda toca por lá.

Esperamos que nossos leitores nos ajudem a explicar essa situação, que muito ao contrário do que foi mostrado no programa dominical da inimiga pública numero um, a famigerada Rede Globo os reais culpados pelo não funcionamento adequado do SUS, não foram sequer mencionados no programa, e esconderam da população como o sistema foi concebido, e quem não está fazendo a parte que lhe cabe.

Um Bom Dia a todos que nos visitam.

Tico



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?